Livro Aberto | Raigor Ferreira

E ae Livroníacos? Demoramos mas voltamos com mais um autor parceiro do blog para vocês conhecerem um pouco melhor.

Nosso autor de hoje é o Raigor Ferreira, 23 anos que mora em Goiânia, Goiás.









Obras
Abnegação – um conto sobre a sensibilidade em tempos de seca
O Príncipe Congelado

LivroNíacos: Sobre o que falam seus livros?

Raigor Ferreira: Minhas histórias, até agora, falam sobre amor, sobre empatia, sobre se reconhecer no outro e ser capaz ou não de se colocar no lugar dele. No meu primeiro conto, minha protagonista não foi capaz disso, pressionada por uma ocasião de desespero. Já no “Príncipe Congelado”, a protagonista não só consegue isso como também faz com que a sua empatia gere consequências muito boas para todos os personagens da história =)

LivroNíacos: Como começou seu envolvimento com a escrita?

Raigor Ferreira: Eu comecei publicando poesias em antologias da Editora Itacaiúnas em 2014. Em 2015, participei de um concurso promovido pela Amazon, e foi quando decidi publicar minhas histórias por lá para alcançar alguns frutos no meio literário.
É claro que eu tenho vontade de escrever desde pequeno. A coisa que eu mais amava ganhar quando criança eram cadernos e mais cadernos, novos ou usados. Eu só queria escrever. Também tinha uma máquina de escrever, mas não era o mesmo sentimento que eu tinha pelos cadernos.

LivroNíacos: Quando percebeu que queria ser autor?

Raigor Ferreira: Quando conheci a ferramenta KDP da Amazon, por que foi nesse momento que eu percebi que minhas histórias poderiam chegar aos leitores antes que algum profissional do meio me desse uma chance de mostrar o meu trabalho. Encarar essa possibilidade de frente me fez enxergar que existe um caminho. É um caminho difícil, fechado e, por vezes, cansativo, mas ele existe.

LivroNíacos: Como funciona o seu processo criativo? O que te inspira?

Raigor Ferreira: Histórias fantásticas como lendas e fábulas me inspiram muito. Também busco inspiração na música. É muito comum que eu escreva uma história ao mesmo tempo em que ouço uma música que define algum personagem. Me ajuda muito. E claro, o ócio é perfeito. Aqueles minutos antes de dormir em que relaxo a mente e deixo fluir até adormecer são muito importantes. Principalmente, por que eu costumo escrever de manhã, que é quando estou mais livre de interferências cotidianas, rs.

LivroNíacos: Como é o feedback dos seus leitores?

Raigor Ferreira: Eu acho que tive muita sorte até agora. Não tenho ouvido muitas críticas negativas sobre o meu trabalho. E sorte também por que a maioria das pessoas realmente comprou a ideia da minha escrita e se atentaram para a mensagem que eu tento passar. Eles realmente se esforçaram para entender o que eu quero dizer e isso é o que mais me importa. Vai além de você simplesmente gostar ou não, achar fofo ou não, tem a ver com você estar tão envolvido com uma história que se preocupa em compreendê-la da melhor forma possível, e é isso que quem leu minha história fez. Eu só posso ficar muito grato por isso.

LivroNíacos: Dizem que os personagens tem muito do autor. Qual personagem você acha mais parecido com você e por quê?

Raigor Ferreira: Não tenho uma lista grande de personagens pra escolher, mas acho que posso dizer que tenho boa parte do medo do Phelipe, da curiosidade da princesa de fogo e um pouco do instinto maternal da mãe do meu principezinho. Acho que é isso.
Não costumo basear meus personagens em mim mesmo de forma consciente. Acredito que eu o faça inconscientemente, colocando características minhas nos meus protagonistas sem conseguir muito perceber.

LivroNíacos: Em algum momento, pensou em desistir?

Raigor Ferreira: Sim. Acho que só estou aqui ainda por que algumas pessoas dizem que esperam pelo meu primeiro livro. Se não fosse isso, é provável que eu não desistiria, mas com certeza, estaria mais afastado. Como não vivo financeiramente da escrita, tenho toda uma vida paralela que acaba me exigindo tanto quanto o processo criativo me exige e isso, ás vezes, nos leva a reflexão do abandono ou do “deixa a escrita pra depois”, mas ainda não cheguei nesse momento. Espero não chegar, por que esse é o meu mundo. Eu não poderia me sentir mais encaixado em outro lugar.

LivroNíacos: A importância da leitura na sua vida?

Raigor Ferreira: O meu jeito de me comunicar, minhas opiniões, o conteúdo que eu apresento dentro e fora da escrita, tudo é resultado da leitura. Então, a leitura é de onde vem todo o resto. É o meu ponto de partida.

LivroNíacos: Qual seu conselho para quem quer começar nesse ramo?

Raigor Ferreira: A primeira coisa é muita paciência. Mas muita mesmo. Não procure pelos resultados imediatos, eles não virão. O mercado literário não é redondinho, ele é cheio de possibilidades, mas é preciso tempo para identificá-las. É preciso tempo para se encontrar mesmo. Eu tenho 23 anos e ainda estou descobrindo o escritor que eu quero ser. Não posso dizer que me encontrei totalmente.
Desvende que tipo de história você melhor escreve. Eu vejo muita gente escrevendo um gênero para seguir a moda e entrar no mercado mais rápido, mas há um perigo muito grande nisso. Você só pode apresentar o melhor produto se você realmente está confortável o escrevendo e produzindo. Não importa se o seu estilo de escrita não é o que mais vende no momento. Se você procurar fazer o melhor dentro da sua proposta, haverá um público. Mais uma vez, só é preciso tempo para encontrá-lo e convencê-lo.
Você não precisa escrever a melhor história da sua vida agora. Comece modesto, escreva aos poucos. Busque por opiniões e não tenha medo das críticas. No fim, você vai perceber que o processo é muito mais divertido do que o produto final.
Eu descobri muitas coisas sobre mim mesmo escrevendo minhas histórias. Descobri minhas dificuldades, minhas facilidades, meu ritmo e minhas pretensões. E sinto falta disso em alguns escritores iniciantes, que é o do prazer por escrever. Eu vejo muita gente dizendo que tem o sonho de publicar um livro. Mas o que é publicar um livro? Pra mim, publicar um livro é uma recompensa pelo seu trabalho criativo, mas essa recompensa nem se compara ao que você ganha durante a escrita. Eu terminei um livro esse ano. Ele está passando por algumas análises. Passa semana, volta semana, eu dou uma olhada em algum capítulo, mexo em alguma coisa. Ás vezes, leio só para me conectar com a história novamente, por que sempre estou conversando com alguém sobre ela. Não há nada melhor que isso.
E, por último, foco. A dispersão é uma das maiores inimigas de um escritor. A não ser que você seja Neil Gaiman ou Stephen King, descarte qualquer possibilidade de lançar 4 ou 5 histórias por ano. Se você é iniciante, muitos leitores ainda precisam conhecer o seu trabalho, e isso é muito mais fácil de fazer quando se promove uma obra por vez.

LivroNíacos: O que faz no seu tempo livre?

Raigor Ferreira: Durmo.
Quando escrevo, já não considero mais tempo livre. Estou tentando tratar como trabalho, haha.

LivroNíacos: Quais seus planos e projetos a médio e longo prazo?

Raigor Ferreira: A médio prazo, ser adotado por algum profissional do meio, rs. A longo prazo, a publicação impressa. Sou cauteloso com minhas ambições. Estou muito satisfeito com o que consegui até aqui e acho que foi um bom começo pra mim.
Gostei da pergunta por que não incluiu planos de curto prazo. Em um mercado tão complicado como o da literatura, é muito difícil para um autor iniciante fazer planos a curto prazo. Não aconselho nenhum autor a criar expectativas para pouco tempo, rs.

Rapidinhas

Uma música - Imagine – John Lennon e Over the Rainbow – Judy Garland
Duas, rs. Impossível escolher uma entre essas minhas duas canções favoritas.
Um filme - Os Miseráveis
Uma série -Desperate Housewives, a série da minha vida
Um autor - Neil Gaiman
Um livro favorito - O Pequeno Príncipe
 Último livro que leu - Princesa das Águas – Paula Pimenta
 O que te faz rir - Memes da Priscila
 O que te chateia - Autores nacionais que não lêem autores nacionais
 Quem o inspira- Neil Gaiman (2)
 Uma dica de leitura
Procurem pelo trabalho do Rodrigo Assis Mesquita (Brasil Cyberpunk 2115) e pelos livros da Camila Guerra na Amazon (As Flechas de Tarian, A Última Chave e O Caminho)
Escrever é... Uma profissão que vai crescer muito ainda, eu acredito!

 Links disponíveis:

O Príncipe Congelado na Amazon: www.amazon.com.br/gp/product/B015TJ7GVC
O Príncipe Congelado no Facebook: facebook.com/oprincipecongelado
Página de autor no Skoobhttps://www.skoob.com.br/autor/14803-raigor-l-ferreira

Espero que estejam gostando das entrevistas e, pra você que ficou curioso, vem ver a nossa resenha do Príncipe Congelado:






You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu amei esse livro do Raigor.
    Tenho esperança de que ele lance uma obra física!!!

    ResponderExcluir